top of page
Buscar

Volta às aulas: como um ambiente adaptado pode ajudar com a saudade de casa


Tanto para os novos quanto para os antigos alunos, o período de volta às aulas é sempre um processo intenso. Nas crianças, a quebra da rotina familiar e a apresentação de um novo ambiente pode gerar ansiedade e insegurança. Já para os papais, este é um momento repleto de dúvidas e preocupações.


Tendo como norte esta realidade, os primeiros dias na Creche Luigi Giussani são planejados com o intuito de favorecer um ambiente seguro e receptivo para os alunos, além de assegurar aos familiares que neste espaço trabalham profissionais habilitados para cuidar, proteger e educar seus filhos.


Na Giussani, os pequenos foram recebidos com muita animação, painéis de boas-vindas e atividades coletivas para que se sentissem acolhidos e tivessem o primeiro momento de socialização com os novos colegas. As ações iniciais têm como base a inserção da criança no espaço e apresentação da nova rotina, como a confecção de calendários, construção de regras de convivência e passeios exploratórios pelo ambiente interno e externo da creche.


Conhecer a história de vida e os hábitos de cada criança também faz parte do planejamento para facilitar a acolhida, por isso, é necessário o apoio e a comunicação com os pais, principalmente no início de cada ciclo. É importante que os familiares passem confiança para as crianças ao deixa-lás na instituição.


Desta forma, e adequando as atividades recreativas e pedagógicas visando o acolhimento, socialização e adaptação dos pequenos, a Creche Giussani criou um espaço que apoia o processo de retorno ao ambiente escolar, para diminuir os impactos do retorno a rotina. Além disso, a sinergia entre a creche e a família colabora para que a criança enxergue aquele espaço como uma referência de segurança.

bottom of page