top of page
Buscar

Projeto Folclore resgata tradições e estimula criatividade na Creche Giussani


Ao longo do mês, os estudantes da Creche Giussani colocaram as mãos na massa com o Projeto Folclore. A iniciativa teve o objetivo de apresentar as tradições populares, considerando histórias, lendas e personagens folclóricos, além de estimular a expressão artística dos pequenos, que também desenvolveram habilidades de pesquisa, leitura e escrita.


Para realização das atividades, quatro áreas foram trabalhadas durante a execução do projeto: pesquisa e exploração, contação de histórias, apresentações culturais e atividades artísticas. Neste sentido, as crianças tiveram uma experiência de aprendizado divertida e educativa.


Pesquisa e exploração

As crianças aprenderam o conceito de folclore e compartilharam o que já sabiam sobre o tema. Lendas, contos, danças, músicas, personagens e festas populares foram alguns pontos citados. Além disso, a biblioteca da creche palco para as pesquisas dedicadas dos pequenos.


Contação de histórias

Diferentes histórias folclóricas como "O Saci-Pererê", "O Curupira" e o "O Boto Cor-de-Rosa" foram contadas durante o projeto. As crianças também desenharam E pintarem ilustrações das histórias que ouviram.


Apresentações culturais

Separadas em grupos, as crianças participaram de um dia especial de apresentações, onde cada equipe compartilhou suas descobertas e experiências com as outras turmas da creche.


Atividades artísticas

Criação de máscaras, confecção de fantoches e pintura de cenários das lendas foram algumas das atividades artísticas desenvolvidas. As crianças também criaram suas próprias histórias folclóricas, incentivando a imaginação e a escrita criativa.


bottom of page