top of page

Nossa História

 

Creche Luigi Giussani, é fruto de um programa de urbanização de assentamentos precários, realizado no início dos anos 2000, no Bairro do Lobato, em Salvador (BA).

O projeto de intervenção urbanística envolveu parceiros públicos, cooperação internacional e o terceiro setor com o objetivo de desenvolver o território de maneira integrada, investindo em aspectos físicos (com a construção de moradias regulares, no lugar das palafitas) e sociais (oferecendo equipamentos sociais de acordo com as demandas da população).

Fundada em setembro de 2005, a Creche Luigi Giussani foi criada para acolher as crianças de 188 famílias que moravam em palafitas e foram beneficiadas com novas casas, no Conjunto Habitacional Joanes Azul, por meio desse projeto de desenvolvimento urbano.

Desde então, a instituição funciona como um local seguro, que acolhe e educa crianças, oferecendo cuidados básicos, educação de qualidade, alimentação, atividades de lazer e desenvolvimento das habilidades psicomotoras e cognitivas. Além disso, são realizados atendimento e acompanhamento das famílias, através do serviço de orientação, das reuniões de pais e das visitas domiciliares.

Mas quem é Luigi Giussani?

Luigi Giovanni Giussani foi um padre católico, educador e um grande intelectual italiano. Nascido na comuna Desio, em 15 de outubro de 1992, Giussani iniciou sua trajetória no seminário diocesano de Milão, dando continuidade aos seus estudos e, por fim, completando-os na Faculdade Teológica de Venegono.

Entre 1964 a 1990, Luigi Giussani se tornou professor catedrático de Introdução à Teologia, na Universidade Católica do Sagrado Coração, em Milão. Além da carreira acadêmica, em 1993, Giussani dirigiu a coleção “Os Livros do Espírito Cristão” para a La Rizzoli Rcs, uma renomada editora italiana. Já em 1997, geriu a discografia “Spirto Gentil”.

Em continuidade, além de fundador do Movimento Comunhão e Libertação e da Associação Eclesial Memores Domini, o educador foi autor de diversos ensaios que, até hoje, já formaram milhares de jovens e adultos. Luigi Giovanni Giussani viveu 82 anos e, em Milão, no dia 22 de fevereiro de 2005, faleceu.

O trabalho intelectual de Giussani influenciou diversas áreas de estudos. Em sua concepção sobre a educação, que inspira fortemente o nosso trabalho, Luigi Giussani propõe como ponto de partida de sua pedagogia uma visão onde ser humano carrega, em seu coração, um conjunto de anseios fundamentais, mobilizando cada movimento que realiza. Esse ponto de partida coloca o indivíduo em contato com a realidade, construindo uma forma particular de experimentá-la, gerando assim uma maior integridade. É nesse sentido que falamos sobre educar o coração do homem

Contexto Local

Estamos localizados em uma comunidade do subúrbio de Salvador-BA, no bairro do Lobato, entre a Península de Itapagipe e a Avenida Afrânio Peixoto.

As famílias das crianças, em geral, são numerosas e passam por dificuldades diversas, como o desemprego, que acentua a pobreza e a vulnerabilidade social. Em algumas áreas, enfrentam também precárias condições de higiene e saneamento básico, que contribuem para agravar os riscos à saúde e integridade física das crianças.

As mulheres são as principais responsáveis pelas famílias, provendo e cuidando dos filhos, com ou sem a presença do cônjuge. Em média, a renda familiar mensal é de até um salário mínimo, adquirido através de trabalho formal ou informal, ajuda de programas governamentais (Bolsa Família) ou de familiares.

Cotidiano

Atualmente atendemos crianças de 18 meses até os 5 anos. Elas estão divididas em grupos de acordo com a faixa etária.

Os pequenos chegam na Creche às 7h30 e permanecem até o final da tarde, às 17h. Nesse período, fazem 4 refeições diárias: café da manhã, almoço, lanche e jantar.

Ao longo da semana, são realizadas diversas atividades nos espaços disponíveis: atividades em classe (pintura, colagem, desenho etc), filme na sala de vídeo, jogos e brincadeiras no pátio, parquinho, quadra ou brinquedoteca e contação de histórias na sala de aula ou na biblioteca.

Essas atividades realizadas levam em consideração o projeto pedagógico temático previsto para aquela época do ano. Alguns exemplos são: “Identidade”, “Higiene”, “Festas Juninas”, “Artes” e “Advento”. Os projetos contribuem para desenvolver habilidades e ajudam a ensinar valores para as crianças.

bottom of page