Buscar

Expressões artísticas e conhecimentos culturais são desenvolvidos em projeto temático


Com o objetivo de despertar o gosto pelo fazer artístico e criativo, além de estimular novos aprendizados sobre a cultura ao redor do mundo, foram desenvolvidas diversas ações temáticas por meio do projeto Arte e Cultura, que teve início no mês de agosto e foi finalizado no desfile da primavera, na última sexta-feira (27).


Englobando todos os grupos, as atividades incentivaram as aptidões individuais dos pequenos, além de apresentar diferentes manifestações da arte no cotidiano de cada um deles. “A ideia foi dar acesso a elementos artísticos e estimular as habilidades das crianças. Por exemplo, mostramos algumas pinturas e pedimos que, do jeito deles, pintassem também. Essa tarefa desenvolve a concepção de novas ideias, trabalha a percepção do espaço no papel, das formas e das cores, ampliando os conhecimentos deles sobre a arte”, compartilha Janete Miranda, professora do grupo 4.


O projeto teve como base a pintura, mas também abordou diversas vertentes, como a cultura de povos africanos e indígenas. Além disso, as crianças encenaram algumas lendas folclóricas, contos e manifestações populares. “Elas ficaram eufóricas com os produtos finais, gostaram muito de colocar a mão na massa e ver que o amiguinho também estava produzindo algo”, completa a professora Janete.


O incentivo as expressões artísticas das crianças ajuda a aprimorar o desenvolvimento cognitivo, cultural e social. Desse modo, é possível aumentar a sensibilidade dos pequenos, promovendo novos aprendizados e estimulando ricas oportunidades para o crescimento do repertório crítico dos mesmos.