top of page
Buscar

Aniversário de Dom Giussani

O trabalho intelectual de Giussani influenciou diversas áreas de estudos

Luigi Giovanni Giussani foi um padre católico, educador e um grande intelectual italiano. Nascido na comuna Desio, em 15 de outubro de 1992, Giussani iniciou sua trajetória no seminário diocesano de Milão, dando continuidade aos seus estudos e, por fim, completando-os na Faculdade Teológica de Venegono.

Entre 1964 a 1990, Luigi Giussani se tornou professor catedrático de Introdução à Teologia, na Universidade Católica do Sagrado Coração, em Milão. Além da carreira acadêmica, em 1993, Giussani dirigiu a coleção “Os Livros do Espírito Cristão” para a La Rizzoli Rcs, uma renomada editora italiana. Já em 1997, geriu a discografia “Spirto Gentil”.

Em continuidade, além de fundador do Movimento Comunhão e Libertação e da Associação Eclesial Memores Domini, o educador foi autor de diversos ensaios que, até hoje, já formaram milhares de jovens e adultos. Luigi Giovanni Giussani viveu 82 anos e, em Milão, no dia 22 de fevereiro de 2005, faleceu.

O trabalho intelectual de Giussani influenciou diversas áreas de estudos. Em sua concepção sobre a educação, que inspira fortemente o nosso trabalho, Luigi Giussani propõe como ponto de partida de sua pedagogia uma visão onde ser humano carrega, em seu coração, um conjunto de anseios fundamentais, mobilizando cada movimento que realiza. Esse ponto de partida coloca o indivíduo em contato com a realidade, construindo uma forma particular de experimentá-la, gerando assim uma maior integridade. É nesse sentido que falamos sobre educar o coração do homem


bottom of page