top of page
Buscar

28 de agosto: Dia Nacional do Voluntariado

Programa de voluntariado interno é realizado com colaboradores da AVSI Brasil desde 2017

Por: Karoline Moreira


Há 35 anos foi instituído no Brasil o Dia Nacional do Voluntariado, com o objetivo principal de reconhecer e destacar a atuação de pessoas que doam tempo, trabalho e talento para causas de interesse social, de maneira voluntária.


O Papa Francisco define o voluntariado como uma ação que “acende em nossos corações a ternura pelo outro, um amor que se faz próximo e concreto”. Seguindo essa ideia foi criada o programa de voluntariado interno entre a Creche Luigi Giussani e a ONG AVSI Brasil, que visa construir uma relação entre os colaboradores e a obra social que é apoiada pela própria organização.


A iniciativa acontece desde 2017 com colaboradores da organização em Salvador (BA), no qual uma manhã por mês, um grupo que aderiu à proposta é liberado do seu posto de trabalho habitual para se dedicar a atividades com as crianças da creche.


Para a analista de comunicação da AVSI Brasil, Tainá Lima, o programa de voluntariado proporciona também um conhecimento interior. “Participar do programa é, por meio da doação ao outro, encontrar o melhor de mim. As crianças solicitam nossa presença consciente e, em troca, nos acolhem com todo amor. Eu me realizo através do voluntariado”.


As atividades desenvolvidas através do programa de voluntariado na creche são das mais variadas, incluindo aulas de inglês, suporte as professoras em sala de aula, contação de histórias e desenvolvimento de atividades com pinturas e desenhos.

Segundo Bárbara Valverde, colaboradora AVSI, o programa de voluntariado possibilita melhor conhecimento da realidade do público alvo dos projetos. Bárbara também citou os pontos positivos da atividade para sua vida pessoal e profissional. “O Programa de Voluntariado me ofereceu uma oportunidade de criar vínculos com os beneficiários e demais colaboradores, além de agregar sentido para o meu trabalho. É uma experiência de aprendizado e troca de energia, além de poder reconhecer o impacto das nossas ações, a importância da rotina, do planejamento e dos processos envolvidos por trás de cada atividade. Na minha prática como voluntária aprendi a improvisar, imaginar, mediar conflitos, me senti acolhida e acolhi”, completa Valverde.


Nilzete Santos, gestora da creche destaca que a ação traz benefícios para a vida social das crianças. “O voluntariado para creche é uma das atividades mais importante. As propostas que são feitas com as crianças proporcionam a interação e socialização, criando laços entre ambos os lados envolvidos. É um momento muito esperado por todos os alunos da creche. Agradecemos muito por essa inciativa”.

Atividades suspensas


Em 2020, para manter as crianças, funcionários e colaboradores em segurança, as atividades do programa e as aulas da creche foram suspensas devido a pandemia da COVID-19. Entretanto, através da parceria entre AVSI Brasil com a Fundação Banco do Brasil e o Itaú Social, as famílias dos alunos receberam doações de cestas básicas e itens de higiene pessoal como forma de apoio ao momento delicado em que todos estão vivendo.



bottom of page