top of page
Buscar

Voluntariado: uma via dupla de contribuição, desenvolvimento e confiança


Todos os anos a Creche Luigi Giussani recebe diversas pessoas que desejam trabalhar como voluntárias. Esses indivíduos contribuem positivamente para o desenvolvimento da obra educativa, mas, ações deste tipo não impactam apenas a realidade de quem as recebe, o voluntariado traz benefícios para quem realiza as tarefas voluntárias e se estende para a sociedade em geral.


As atividades de voluntariado auxiliam na construção de uma sociedade mais harmônica, sensível e compreensiva. De acordo com as Nações Unidas, voluntário é o jovem, adulto ou idoso que, devido a seu interesse pessoal e seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração, a diversas formas de atividades de bem-estar social ou outros campos.


Atualmente, a Creche Giussani conta com uma rede de amigos e profissionais que desenvolvem atividades lúdicas e educativas, ações que contemplam a saúde e necessidades básicas dos pequenos e de estrutura, além de programas de voluntárido corporativo de outras instituições.


Para contextualizar essa trajetória, Nilzete Santos, gestora da creche, conta qual foi o primeiro passo em direção a essa rede de apoio. “Quando iniciei meu trabalho na creche, senti a necessidade de ter um intercâmbio entre a instituição e um espaço de saúde. A partir disso, conversei com alguns responsáveis pelo posto local e, há três anos, o posto de saúde Joanes Leste é nosso parceiro, oferecendo atendimentos básicos às crianças”, relata Nilzete.


Por meio deste canal surgiram outras oportunidades, a exemplo da Unifacs, que através da disciplina Programa de Integração em Saúde e Comunidade, conheceu o posto Joanes Leste. Hoje, a universidade e o posto de saúde realizam atividades em conjunto, como vacinação, higiene bucal, atenção a dificuldades visuais e de aprendizado, além de ações educativas para as crianças da Giussani.


“Temos um plano didático e conversamos com os profissionais de saúde para entender quais são as demandas, priorizando também as necessidades da creche. Realizamos algumas metodologias ativas, adaptando nossos materiais para tornar o aprendizado o mais fácil possível”, explica a professora Débora Carneiro, que atua na área de formação em saúde coletiva na Unifacs.


Outra iniciativa acolhida pela Creche Giussani, desde 2017, é o Programa de Voluntariado da AVSI Brasil, uma parceria onde os colaboradores da organização apoiam as atividades cotidianas da creche durante uma manhã por mês. “Tem sido muito positivo, é uma forma deles se aproximarem da nossa rotina e das crianças terem contato com outras pessoas. Inclusive, os pequenos gostam dessa relação, ficam muito contentes, eles se apegam e esperam por esse dia do mês”, esclarece Nilzete Santos.


“Eu nunca tinha feito atividades voluntárias com crianças, esse foi um momento de aprendizado, mas, não se trata apenas do que nós passamos para as crianças, eu recebi muito mais do que poderia dar. Foi um dia de muito carinho, atenção, conversas e trocas de experiências”, relata Amane Azevedo, colaboradora da AVSI Brasil.


Seja voluntário


As ações voluntárias representam muito mais que um serviço realizado de forma espontânea e autêntica, sendo um momento de troca e crescimento para todos os envolvidos. Com isso, a Creche Luigi Giussani viabiliza suas atividades de voluntariado através da plataforma Viva Voluntário.


Para incentivar o engajamento e a participação cidadã dos brasileiros, a plataforma digital Viva Voluntário conecta oportunidades de ação com os interessados em participar. Como uma rede social, depois de criar seu perfil, o interessado pode procurar ações que combinem com sua rotina e habilidades.


Por meio deste canal, a creche divulga as oportunidades disponíveis e assegura o trabalho dos voluntários com certificados que indicam as horas aplicadas no desenvolvimento das atividades, uma forma de reconhecimento ao compromisso e apoio desses indivíduos.


Acesse a plataforma e confira as ações disponíveis. Se torne um voluntário da Creche Luigi Giussani!

bottom of page